PROPRIEDADES DO ÓLEO DE ARGÃO
Quando pela primeira vez assisti, em Marraquexe, ao festival da " Mulher e das Artes de Marrocos" e tive a oportunidade/sorte de visitar algumas tribos nómadas que o integravam, fiquei espantada com a qualidade da pele e dos cabelos de homens e mulheres.
Era incrível olhar aqueles rostos que "pareciam não ter idade"... apesar de sujeitos a diferenças térmicas consideráveis e vidas de grande dureza..
Questionei o guia que nos acompanhava sobre o segredo e, prontamente, me foi dito que utilizavam “um óleo sagrado” extraído de uma árvore do deserto – o óleo de argão.
Um uso extensivo a TODOS independentemente da idade ou sexo.
Um segredo e uma técnica de extracção partilhado de geração em geração.
Quase de "orelha a orelha".
Anos mais tarde ouviria falar desse óleo mas com uma diferença: o conhecimento empírico das propriedades do óleo de argão acabara por ter reconhecimento científico.
Algumas marcas de cosmética e dermo-cosmética integraram o óleo de argão nas suas fórmulas.
Em boa hora, digo eu.
A extracção do óleo de argão é feita sem recurso a torrefacção nem solventes químicos o que leva a que a sua qualidade seja excelente.
- É nos limites do deserto marroquino que se pode encontrar no seu estado selvagem, uma árvore milenar que é considerada tradicionalmente “fonte de vida”– a Argânia.
- Dotada de uma vitalidade extraordinária virou lenda do deserto pela sua capacidade de sobrevivência e renascimento ao longo de séculos em condições extremas.
- Designada frequentemente como “ouro do deserto”, devido à sua cor amarelo-âmbar, o óleo de argão obedece a um ritual de extracção artesanal levado a cabo pelas mulheres berberes que deste longa data o utilizam para proteger e embelezar a pele do rosto, das mãos, do corpo e dos cabelos.
É utilizado, igualmente, na alimentação.
Várias marcas - The Body Shop e Galénic, por exemplo - estabeleceram "acordos de comércio justo " com as populações e com a Fundação Mohamed VI , "comprometendo-se na investigação e salvaguardada da argânia de forma a proteger e desenvolver os equilíbrios naturais; melhorar o nível de vida das populações locais e desenvolver a investigação cientifica sobre a argânia tanto no domínio da saúde como no da beleza”.
A ninha opinião:
O Óleo de Argão é excepcional.
Se não conhece... não hesite.
A surpresa vai ser grande.
Na nutrição da pele e dos cabelos faz pequenas maravilhas.
O preço é simpático
CUIDE DE SI
GOSTE DE SI.