PERFIL DOS "FÃS" DE PRODUTOS "NATURAIS"
Todos temos a ideia de que o mercado dos "produtos naturais" é um mercado em constante crescimento.
1 . Mas quem é o consumidor tipo destes produtos?
Estudos levados a cabo pela EuroPNStyles/Beiersdorf/ deixam indicações precisas.
- O consumidor é mais exigente e faz um consumo mais consciente.
- Compra o "que é necessário"
- Dá mais valor à" qualidade do que à quantidade".
- Opta por produtos que lhe "ofereçam segurança"
- Está preocupado não só com a sua aparência física mas, também, com o seu bem estar.
- Quer sentir-se bem intreriormente e junto de todas as pessoas que o rodeiam.
- Acredita que existe uma ligação entre a mente, o espirito e o corpo.
- A saúde é uma preocupação cada vez mais presente.
- Tem preocupações ambientais.
2. "Produtos naturais" em números
Em 2007 um estudo desenvolvido pela GFK revelava que o mercado "dos produtos naturais" representava 8,5% do mercado total da Cosmética e Higiene.
Entre 2007 e 2009 o mercado deste tipo de produtos registou um crescimento de 44%.
3. O que leva um consumidor a considerar que um determinado produto cosmético ou de higiene, é natural?
Segundo os mesmos estudos a resposta é clara: a natureza dos ingredientes que integram as fórmulas é que são decisivos para essa identificação.
NOTA: Convém lembrar que a designação de "produtos naturais" não é sinónimo de "produtos bio".
Imagens: L'Occitane, Regimecolore, Gardens of mylife, arquivo pessoal