Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

RETENÇÂO DE ÁGUA E CELULITE

 

LIGAÇÃO PERIGOSA  

 

A investigação cientifica demonstrou o que muitos defendiam: existe uma ligação estreita entre retenção de líquidos e celulite! A primeira pode agravar a segunda.

 

“A retenção de água na mulher fica a dever-se a uma deficiente circulação dos líquidos no organismo. Ao inundar os tecidos, o excesso de água provoca um inchaço global da silhueta originando perturbações não só estéticas como sensoriais que, por vezes, se tornam dolorosas. Surgem as famosas “pernas pesadas”, fenómeno que se torna doloroso para muitas mulheres no final do dia.

Mas não é tudo!  O inchaço dos tecidos, a acumulação de água, pode igualmente, originar micro infecções que contribuem para um agravamento e uma difusão da celulite”,  diz Caroline Debbasch, farmacêutica e responsável pela comunicação cientifica Vichy International

 

Desta mesma opinião partilha Gil Amsallem, especialista em drenagem linfática manual: “ há uma enorme tendência para atribuir os problemas de silhueta e celulite exclusivamente à alimentação. Se é certo que ela é, com grande frequência, um factor chave,  a celulite aparece também ligada a um outro fenómeno: inchaço devido à retenção de água.

Saltos altos e longas permanências em pé ontribuem, também, para acelerar ou agravar este processo".

 

Gil Amsallen afirma que para optimizar a aplicação de qualquer produto cosmético, seja ele de emagrecimento ou anticelulítico, deve ser feito um gestual de aplicação que favoreça a drenagem linfática. Dessa forma, os resultados serão mais rápidos.

 

Em associação com os Laboratórios Vichy e para o lançamento de Aqua Destock, Amsallen, criou um gestual de massagem - skintrainingque-, disponível em www.vichyconsult.com.

Cinco gestos que estimulam a circulação, acalmam o sistema nervoso, facilitam a circulação linfática, favorecem a penetração dos activos e preparam a pele para receber os produtos cosméticos.

 

A SABER

A retenção de líquidos (edema) é frequente. Demasiado até. É importante conhecer o fenómeno e as suas variadas causas.

A retenção  acontece quando os líquidos não são removidosdos tecidos corporais e a pele não é excepção a este problema. As causas são múltiplas: excesso de sal, alterações hormonais relacionadas com o ciclo menstrual, problemas circulatórios, vida sedentária, medicamentos, reacção do organismo a altas temperaturas…

É evidente que “ anular” as causas vai ajudar a contrariar o fenómeno e / ou atenuá-lo.

 

AS DICAS NORMAIS

- Reduza o consumo de sal. Tempere os alimentos com especiarias e ervas aromáticas.

- Acabe com as refeições pré-cozinhadas ou fast food.

- Faça refeições curtas e leves mas em maior número: 6 em vez de 3!

- Reforce os capilares ingerindo vitaminas A e C.

- Evite o álcool e tabaco.

- Beba água.

- Acabe com o sedentarismo. Faça, regularmente, exercício. Ande a pé. Suba e desça escadas.

- Acabe com roupa demasiado justa

- Faça exercício regular, uma caminhada, uma corrida ou andar de bicicleta podem fazer pelo gabinete ou suba e desça escadas.

- Não cruze as pernas

- Nos momentos de lazer – ouvir música, ler, ver televisão, por exemplo – mantenha as pernas levantadas.

- Caso o sintoma  de retenção de líquidos deixe de ser um incómodo pontual para virar quotidiano tenda a prolongar-se, consulte um médico.

 

Nao esquecer: alimentação saudável!

 

A evitar: sapatos altos, pernas cruzadas, fumar....

  CUIDE DE SI!!