Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

L'OCCITANE

 

 Criada em 1976 por Olivier Bausson, L'Occitane, teve como inspiração a flora da Provence francesa, zona onde nasceu e cresceu. Longe vai o tempo em que, nas férias, Olivier destilava alecrim na garagem de casa para consumo próprio, oferecer aos amigos ou vender nos mercados locais. A destilição feita com um  destilador a vapor, uma relíquia do passado, dava forma ao óleo essencial puro de alecrim que teve grande aceitação. Daí até decidir recriar as tradições da sua região foi um passo. Pequeno.

 

 

A ambição de Olivier era criar uma companhia que celebrasse o bem-estar do Mediterrâneo. O nome que escolheu refere-se à Occitânia, uma antiga província que cobria todo o sul de França, nordeste de Espanha e norte de Itália. A ideia era misturar tradições e ingredientes do Mediterrâneo na criação de produtos para cuidados pessoais e para a casa.

 

"Seguindo o sucesso do óleo essencial de alecrim de Olivier, a marca começou a crescer de uma forma muito orgânica. Depois de descobrir uma fábrica de sabonetes abandonada, Olivier ficou fascinado pela ideia de reavivar a arte de fazer sabonetes de Marselha. Com a ajuda de terceiros, Olivier criou sabonetes usando uma receita de óleo vegetal e métodos tradicionais. Hoje em dia, estes sabonetes de base vegetal são conhecidos por todo o mundo pelos seus ingredientes de alta qualidade e formas tradicionais e atractivas". diz Inês Alvim responsável pela marca em Portugal.

 

Enquanto explorava o mundo à procura de novos ingredientes e técnicas tradicionais, Olivier descobriu as árvores de Karité que cresciam no Burkina Faso, no Oeste de África. Estas árvores sagradas produzem uma noz que dá origem a uma pasta rica e espessa conhecida como Manteiga de Karité. É esta manteiga que é usada como ingrediente nutritivo e hidratante nos produtos da L'Occitane.

 

Os produtos L’Occitane – vendidos em mais de 70 países -, revelam o mais profundo respeito pela tradição e 

pela natureza. Como matéria - prima fundamental os Óleos Essenciais e os activos vegetais preferencialmente biológicos

Cada linha de tratamento - lavanda, mel, azeitona, por exemplo -, gira em torno de um ingrediente e das suas propriedades cosméticas.

 

As Eaux de Toilette femininas ou masculinas inspiram-se nos aromas da Provence: rosa, lavanda, cedro, cerejeira... Segundo o seu criador para além de perfumarem, servem para harmonizar o corpo e a mente.