Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

QR10 – Couro cabeludo irritado

Olá Joana! Tenho um conselho a pedir. Sou super cuidadosa com os produtos que escolho para o meu cabelo. Compro sempre de boas marcas. Ultimamente, talvez por fazer piscina 3 vezes por semana, tenho notado o couro cabeludo muito alterado. Tenho prurido, espinhas e até um pouco de descamação. Que cuidados me recomenda?

Helena Ventura, Porto

 


Em prxiimeiro lugar, e como não sei se já o faz, começo por recomendar que proteja o seu cabelo antes da natação. Há excelentes produtos nas linhas ditas Solares, que poderá adaptar o ano inteiro de forma a evitar a agressão do cloro ao seu cabelo. Escolha os cuidados de origem vegetal com componentes ricos e nutritivos como a manteiga de karité, azeitona, girassol...Helena, muito obrigada pela sua questão. Tenho uma solução para si. Vamos acabar com essa irritação!

 


No que respeita ao couro cabeludo, a piscina é sem dúvida uma forte agressão. O cloro, a temperatura da água, a própria humidade, alteram o seu ecossistema capilar e é perfeitamente natural que, se não adoptar alguns cuidados suplementares, possa sentir desconforto, como o prurido, a descamação... aqui, por muito boas que sejam as marcas, importa é escolher os cuidados certos para si. E aí reside o segredo.

 


Para um completo bem-estar capilar podemos considerar 3 etapas: preparar, reequilibrar, embelezar. Para a primeira etapa, preparar, recomendo um cuidado específico para o couro cabeludo, a fazer 1-2 vezes por semana. Na sua farmácia, o seu farmacêutico terá algumas sugestões para lhe apresentar. Habitualmente são cuidados riquíssimos em óleos essenciais que funcionam como um booster para a vitalidade do cabelo.



Reequilibrar, como um champô «inteligente». Nos dias da piscina lave o cabelo com um champô que alimente a sua flora benéfica do couro cabeludo e evite o desenvolvimento dos germes parasitas. Estes contêm sempre bases lavantes suaves e componentes suavizantes, nutritivos, lenitivos. Exemplos: tília, malva, aveia, amêndoa, hamamélia, hipericão, xilitol.

 

 

Garanto-lhe que desde as primeiras lavagens sentirá muito mais conforto e o couro cabeludo regenerado. Se sentir alguma desidratação lave 1 vez por semana com um champô para cabelos secos ou agredidos. Talvez não saiba, mas no nosso couro cabeludo habitam 15 000 00 germes por cm2, que se alimentam dos produtos do nosso metabolismo: proteínas, lípidos, açúcares. Uns são bons, outros não. É preciso ter cuidado para garantir a saúde dos que nos protegem.

 


Conselho suplementar: lembre-se de escovar sempre muito bem o cabelo antes da lavagem. Como faz natação, deduzo que use touca, por isso faça a escovagem no couro cabeludo ainda seco, ou seja, antes de entrar na piscina. Assim consegue desprender as eventuais películas e quando chegar ao banho será mais fácil eliminá-las.

 

Embelezar, com máscaras. Faça uma máscara em cada lavagem. Aplique no comprimento e pontas, deixe actuar uns minutos e desembarace com um pente de dentes largos. Vai ver que consegue um melhor resultado do que se aplicasse um simples condicionador.

 

Se este problema não for solucionado com estes cuidados rigorosos, convém consultar um dermatologista. Muitas vezes, as piscinas acabam por ser meios de contágio, infelizmente. Mas vamos acreditar que não.

 

 

 

Espero ter ajudado!

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.