Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

“Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas. “ Confúcio

 

 

 

 

Começo hoje inspirada nesta frase pois gostava de dar algumas dicas que podem ser adaptadas a qualquer pele, num aconselhamento de produtos cosméticos, e que geralmente as pessoas não respeitam. A pele acaba por sofrer consequências.

 

 

A pele é um órgão extraordinariamente complexo, multifuncional e sujeito a uma série de factores externos e internos, que leva a que cada pessoa revele uma individualidade própria e única nas características cutâneas. Assistimos hoje, inclusive, a várias ideologias de alguns autores, que classificam mesmo os vários tipos de pele em quase duas dezenas de tipologias.

 

E…embora cada pele seja um caso único…

há algumas regras básicas que qualquer pele deve respeitar, apresentando ou não problemas específicos, beneficiando na sua aparência e luminosidade:

 

A utilização de um cuidado de limpeza de manhã e à noite, sem sabão, é um cuidado básico que deixa a pele perfeitamente preparada para aplicação de qualquer cuidado, seja ele qual for, para que este possa penetrar e atingir os objectivos pretendidos.

 Este deve ser seguido de uma loção tónica, que prepara a pele para o cuidado que aplicaremos a seguir.

 

De dia, devemos proteger a nossa pele das agressões externas com um creme de dia rico em ingredientes antioxidantes, como a Vitamina C, E, chá verde, polifenóis, romã e tantos outros disponíveis hoje nos cosméticos, pois todo o meio ambiente que nos rodeia, principalmente nas cidades, está sobrecarregado de agentes que favorecem o desenvolvimento de radicais livres.

Estes, são os principais agentes responsáveis pelo stress oxidativo cutâneo, que resulta nos vários factores de envelhecimento, como rugas, relaxamento, pele baça e acinzentada, com falta de luminosidade. Não esqueça o protector solar, com um factor de protecção de SPF 15 para o dia-a-dia, dependendo do seu fotótipo, para evitar as agressões causadas por este maravilhoso agente quando bem aproveitado, mas poderoso agressor quando há abusos.

À noite, é o momento em que a nossa pele está mais preparada para receber qualquer cuidado, pois as células estão disponíveis para se concentrarem no trabalho de REGENERAÇÃO CELULAR INTENSA após um dia de exposição a tantas agressões, em que o seu grande objectivo foi DEFESA. Opte por um bom cuidado de noite reparador, rico em ingredientes antienvelhecimento, anti-rugas ou refirmantes, consoante as necessidades da sua pele, ou simplesmente hidratante. É o momento de dar à pele o que ela pode aproveitar ao máximo.

 

Não esqueça nunca o contorno dos olhos pois esta é uma zona com uma estrutura atípica, cutâneo-mucosa, e 5 vezes mais fina do que a pele do rosto, à qual se deve dar a maior atenção pois é o espelho do nosso envelhecimento logo que começa a desenvolver-se. O contorno dos olhos é sempre o 1º cuidado a ser aplicado. Aplique sempre, diariamente, uma ou duas vezes por dia, dependendo da sua idade, o cuidado de contorno dos olhos (uma quantidade correspondente a 2-3 “cabeças de alfinete” por cada contorno de olhos) na zona óssea, com leves toques com o dedo anelar, sem aproximar dos olhos, pois o nosso contorno dos olhos é uma zona muito inteligente e capturará o creme. Assim, evita reacções na mucosa ocular com típico lacrimejar e “ardor” nos olhos, que resultam de incorrecta aplicação dos produtos de contorno dos olhos.

 

 

Um esfoliante por semana faz milagres. Se utilizado regularmente, qualquer pele observa grandes melhorias no seu aspecto que se revela mais liso e uniforme, pois este tipo de produto favorece a luta contra as irregularidades e imperfeições. Outro grande resultado é a acção aceleradora da renovação celular, o chamado “turn-over celular”, que com a idade se torna tão brando, e que deixa a pele com um aspecto baço e espesso.

Utilizar no rosto humedecido, exercendo movimentos circulares suaves. Retirar bem com água tépida. Coloque-o na casa de banho de banho, na banheira, para não esquecer este ritual.

 

As máscaras usadas pontualmente, uma vez por semana, são também uma “bomba de reforço” para a pele pois, sejam purificantes, hidratantes ou revitalizantes, aportam uma concentração extrema de ingredientes à pele, e utilizadas regularmente revelam uma pele com um aspecto magnífico.

 

Caso tenha problemas específicos, deverá privilegiar sempre a escolha de linhas adaptadas ao seu tipo de pele e problemas apresentados, assegurando-se que os produtos em questão podem ser utilizados no seu caso específico. Os produtos que referi existem dentro das mais variadas gamas. Aconselhe-se sempre com um profissional de cosmética, siga religiosamente os rituais de beleza no seu dia-a-dia, e não desista!

 

Beba água, muita água, pelo menos 1,5 L por dia, e cuide a sua alimentação… variada e equilibrada! Tão simplesmente...

 

Vai ver que a sua pele agradece, e os resultados vão certamente revelar-se extraordinários.

 

 

Até breve!