Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

QR9: Gravidez em segurança

Olá Joana. Estou grávida de 5 meses. Noto que apesar de todos os cuidados está-me a aparecer alguma celulite. Todos os produtos específicos com acção anticelulite têm cafeína. Acha que há problema em usar? Obrigada!

Carmo Cunha e Sá, Estoril.

 

Estimada Carmo, obrigada pela sua questão. Gostava de começar por lhe dar os meus sinceros parabéns pela sua gravidez. E desejar que corra tudo bem, que tenha meses muito felizes pela frente, com um corpo bonito, firme e sem celulite.

 

 

É normal, na gravidez, dadas as alterações hormonais, haver um aumento do teor de gordura nas zonas tipicamente femininas: ancas, coxas e nádegas - as chamadas zonas ginóides. Isto acontece porque a tão indesejada gordurinha acaba por funcionar como um tecido acolchoado que nos protege dos choques. Mas é uma boa prática adoptar alguns cuidados cosméticos para evitar o agravamento da situação.

 

 

Relativamente aos cosméticos com acção anticelulite, queria dizer-lhe que existem alguns sem cafeína. Utilizam outras xantinas (do chá verde por exemplo), grupo de componentes activos associados à combustão de gordura, e extractos vegetais fortemente tensores e refirmantes: são exemplo a cavalinha, a hera-trepadeira, a escina, o sabugueiro, o pé-de-leão.

 

A cafeína não é aconselhada na gravidez por uma questão de ética, e não porque alguma contra-indicação esteja cientificamente comprovada nas doses que se utilizam nos cosméticos. No entanto, este componente é veiculado de forma a penetrar profundamente na nossa pele, até zonas onde é possível existir irrigação sanguínea. Para evitar qualquer transtorno opta-se sempre pelas alternativas sem cafeína. Estou certa que na sua farmácia saberão aconselhar-lhe o cuidado certo e seguro para esta etapa tão especial da sua vida.

 

Como complemento, beba muita água, aplique os cremes no sentido ascendente e com movimentos anelares para evitar o congestionamento venoso e linfático. Escolha os sapatos certos e roupa muito confortável que não dificulte a circulação.

 

Espero ter ajudado!