Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

APONTAMENTOS DE UMA EXPOSIÇÃO (1)

                                                           

 

                                                              

 

O SABÃO REDONDO

 

Quando, actualmente, olhamos um sabonete em forma redonda, esquecemos - se acaso o sabemos - quem foi o seu inventor.

Oval, redondo, quadrado, rectangular, sob a forma de fruto, estrela, sol ou lua... fazem parte do nosso quotidiano.

 

Mas nem sempre foi assim.

Deve-se a Roger & Gallet a invenção, em 1879, do sabonete redondo, verdadeira revolução no design dos "sabões domésticos" que, até essa data, se limitavam a formas quardadas, rectangulares ou ovais.

 

O aroma escolhido para este novo sabão era o da violeta. A apresentação era elegante: uma verdadeira corola, em papel de seda plissado à mão. Foi um êxito. Pela novidade, elegância e romantismo.

 

Com o tempo, esse formato foi-se estendendo a outros aromas, cujas cores das embalagens iam mudando de acordo com as notas olfactivas.  

 

Passado mais de um século o mercado dos sabonetes Roger & Gallet continua a crescer.  Para isso contribui, sem dúvcida, a sua incomparável suavidade, o seu método de fabrico e a selecção cuidada dos ingredientes cem por cento naturais.

"Em 1900, os sabões redondos ascendiam a dez aromas diferentes, vinte cinco em 1931 e em 2007, vinte e dois. Actualmente temos apenas uma espécie de sabonete redondo em 6 fragrâncias (Gingembre, Thé Vert, Rose, Bois D´orange, Jean - Marie Farina e Cédrat", diz Mariana Caraça responsável pela marca em Portugal.  

 

 

Curiosidade:

 - A Maison Roger & Gallet foi pioneira, no seu tempo, ao entender a importância das embalagens e da publicidade para dar visibilidade aos seus produtos. Socorreram-se, frequentemente, de artistas da época para as ilustrar de forma magnífica. Olhar algumas imagens da cartonagem e publicidade, é contemplar verdadeiras obras de arte.

 

- Os sabonetes Roger & Gallet, fabricados desde 1863 na "usine à vapeur" de Levallois, passaram em 1960, para Bernay, Normandia, sempre sob o olhar atento e severo de um "maitre savonnier". O método de fabrico é o mesmo - "au chaudron" -, inventado pela marca em 1907.

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.