APONTAMENTOS DE UMA EXPOSIÇÃO (1)
O SABÃO REDONDO
Quando, actualmente, olhamos um sabonete em forma redonda, esquecemos - se acaso o sabemos - quem foi o seu inventor.
Oval, redondo, quadrado, rectangular, sob a forma de fruto, estrela, sol ou lua... fazem parte do nosso quotidiano.
Mas nem sempre foi assim.
Deve-se a Roger & Gallet a invenção, em 1879, do sabonete redondo, verdadeira revolução no design dos "sabões domésticos" que, até essa data, se limitavam a formas quardadas, rectangulares ou ovais.
O aroma escolhido para este novo sabão era o da violeta. A apresentação era elegante: uma verdadeira corola, em papel de seda plissado à mão. Foi um êxito. Pela novidade, elegância e romantismo.
Com o tempo, esse formato foi-se estendendo a outros aromas, cujas cores das embalagens iam mudando de acordo com as notas olfactivas.
Passado mais de um século o mercado dos sabonetes Roger & Gallet continua a crescer. Para isso contribui, sem dúvcida, a sua incomparável suavidade, o seu método de fabrico e a selecção cuidada dos ingredientes cem por cento naturais.
"Em 1900, os sabões redondos ascendiam a dez aromas diferentes, vinte cinco em 1931 e em 2007, vinte e dois. Actualmente temos apenas uma espécie de sabonete redondo em 6 fragrâncias (Gingembre, Thé Vert, Rose, Bois D´orange, Jean - Marie Farina e Cédrat", diz Mariana Caraça responsável pela marca em Portugal.
Curiosidade:
- A Maison Roger & Gallet foi pioneira, no seu tempo, ao entender a importância das embalagens e da publicidade para dar visibilidade aos seus produtos. Socorreram-se, frequentemente, de artistas da época para as ilustrar de forma magnífica. Olhar algumas imagens da cartonagem e publicidade, é contemplar verdadeiras obras de arte.
- Os sabonetes Roger & Gallet, fabricados desde 1863 na "usine à vapeur" de Levallois, passaram em 1960, para Bernay, Normandia, sempre sob o olhar atento e severo de um "maitre savonnier". O método de fabrico é o mesmo - "au chaudron" -, inventado pela marca em 1907.