Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

UM PERFUMISTA NA CORTE DE VERSAILLES

                                                            

 

 

 

"Tous les ans changent les goûts; Tous les jours nouveaux parfums pour tout; Soyez donc chimiste", Jean-Louis Fargeon

 

 

 

 

 

Jean - Luis Fargeon Parfumeur de Marie- Antoinette ,integra a colecção "Les Métiers de Versailles" e tem a assinatura de Elisabeth de Feydean.

 

Apaixonada pelo mundo das fragrâncias Elisabeth, em 1997, doutorou-se na Sarbonne, Paris, com uma tese sobre a perfumaria no Século XVIII. Professora na École des Parfumeurs de Versailles, assessora cultural para Maisons de parfums (Chanel, Guerlain, Thierry Mugler, entre outras), foi Comissária para a exposição "Parfum Promenade" que obteve grande êxito nas Galerias Lafayette em 2001.

 

Conheci Elisabeth Feydean em Lisboa aquando do lançamento de Womanity de Thierry Mugler. Tive a oportunidade de, junto de outras editoras de Beleza, assisti a uma conferência sobre o mundo dsas fragrâncias com incidência especial no mundo de Mugler. Fantástico!

 

Em "Jean-Louis Fargeon, Parfumeur de Maria Antoinette, Elisabeth Feydeau, faz-nos viajar até ao século XVIII.

Com ela descobrimos o despertar de Jean-Louis para o mundo dos perfumes, os seus sucessos em Montpellier e depois em Paris. Descobrimos o seu sonho secreto: ser o perfumista exclusivo da imperatriz. Entramos na Côrte de Versailles, onde reina o luxo e a intriga; percebemos os gostos olfactivos da rainha; assistimos à revolução de 1778, à prisão, aos dias de cativeiro de Maria Antonieta e à sua execução.

 

Mas não só.

 

Elisabeth revela-nos os momentos de ansiedade e medo vividos pelo perfumista de Maria Antonieta, também preso. Através da suas palavras rigorosas conhecemos a declaração da sua inocência, a alegria do regresso a casa para recomeçar em paz e, temporariamente, a sua profissão de perfumista...

 

A SABER

 

A perfumista e Aromaterapeuta, Dawn Spencer Hurwitz, recriou os Perfumes de Maria Antonieta (Parfums des Beaux Arts Colletion), baseando-se nas notas existentes em arquivos históricos. 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.