Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

QR3 - Lavar o cabelo diariamente?

Tenho o cabelo oleoso e desde pequena que ouço dizer que não se deve lavar o cabelo todos os dias. A verdade é que se não o fizer diariamente, não me sinto confortável! A minha questão é a seguinte: Posso lavar o cabelo todos os dias, sem que isso fragilize o meu cabelo e o couro cabeludo?

Rita Mendes, Aveiro

 


O cabelo é a «moldura» do rosto. Reforça a nossa personalidade e imagem social. Ajuda a aumentar o nosso poder de sedução e a nossa sensualidade. Todos temos cabelo há anos; faz parte do nosso corpo... mas será que sabemos tratá-lo?

Há inúmeros mitos associados ao cabelo e imensa informação errada a circular. Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Como posso fazê-lo em segurança? Estas questões são colocadas pela Rita e a elas se dirige a minha resposta de hoje.  Mas estou certa de que a dúvida é comum a muitos de nós.

Actualmente a qualidade mineral da água das nossas casas é muito equilibrada, por isso a questão da lavagem diária do cabelo, prende-se apenas com a qualidade do champô e dos produtos complementares utilizados.

Se tem o couro cabeludo oleoso, é natural que lave o cabelo todos os dias. Aconselho a escolher um champô seborregulador, adstringente e antisséptico. Como lava todos os dias intercale este champô com outro que seja neutro. Ambos devem conter bases lavantes suaves e devem ter uma forte componente vegetal. Escolha as marcas que não produzem os seus champôs com agentes do tipo silicones, ftalatos, corantes sintéticos, parabenos, pois estes são nocivos para o ecossistema capilar.

 

Que componentes devo valorizar? Os de origem vegetal, sempre!

 

No caso do champô para cabelo oleoso escolha o que contiver extractos de: cidra, tormentilha, urtiga, alecrim, salva, limão, hortelã-pimenta. As boas fórmulas contêm estes extractos como primeiros componentes. Massaje bem mas delicadamente, e deixe actuar alguns minutos para que possa exercer o seu efeito.

 

 

 

 

 

 

Como cuidados pós-lavagem poderá utilizar condicionadores e máscaras, mas lembre-se de aplicá-los apenas nos comprimentos e pontas dos cabelos. Nunca próximo do couro cabeludo. Esta é também uma ideia a reter e a desmistificar. Este tipo de produtos pode e deve ser utilizado nesta condições mesmo em cabelo oleoso. Assim ajudará a adiar o aparecimento das tão inestéticas pontas duplas.

 

 

 

Um conselho complementar: lave o cabelo com água tépida. A água muito quente está contra-indicada para o cabelo e para a pele. Evite também secar com temperaturas muito altas; Opte pelas mais baixas.

Lembre-se que se ingerir alimentos com demasiadas gorduras sentirá o seu couro cabeludo e pele mais desequilibrados, pelo que manter uma alimentação saudável e beber muita água ajudarão.

 

Um cabelo oleoso tem mais tendência a desencadear queda, por isso não negligencie esta situação - comece hoje a evitar este problema.

 

Espero ter ajudado!

 

Recapitulando a receita:

  • Escovar o cabelo antes da lavagem.
  • Lavar o cabelo com champô seborregulador intercalado nos dias com champô neutro.
  • Lavar com água tépida.
  • Secar com temperaturas moderadas.
  • Alimentação cuidada pobre em gorduras.
  • Ingestão de água diariamente.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.