Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

QR1 - Crónicas de uma pele desidratada

Hidratação

Vim de férias na semana passada e a minha pele está péssima. Apesar de todos os cuidados que tive durante a exposição solar, sinto-a muito desidratada, repuxa imenso, está áspera e atrevo-me a dizer que vim cheia de rugas… apesar dos meus 27 anos.

Que conselhos me dá para voltar ao estado habitual? Que creme devo usar?

Sofia Dantas, Póvoa de Varzim

 

 

 

 

 

Sofia,

 

As férias são óptimas para descansar e repor as energias mas de facto, invariavelmente, a nossa pele, bem como os nossos cabelos, acabam por se ressentir no final do Verão.

Tudo o que referiu pode ser considerado normal. Quando nos expomos ao sol, a nossa pele tende a adaptar-se naturalmente para se autoproteger da radiação ultravioleta (UVA e UVB): ocorre espessamento da camada córnea da epiderme, a camada mais externa, e por isso sente a sua pele áspera, mais grossa. Perdemos igualmente moléculas hidratantes. Aumenta a perda de água, e por isso sente a pele repuxar e mais vincada, com as tais rugas que referiu. Neste caso, o termo mais correcto é rídulas: pequenos «vincos» que se formam pela desidratação mas que felizmente desaparecem com a utilização regular de um bom creme hidratante.

 

Como escolher um bom hidratante?

É simples. Existem no mercado excelentes marcas com muito boas fórmulas. Deverá pedir ajuda ao seu farmacêutico para que, dentro da oferta, lhe possa dar o melhor para si. De um modo muito simples vou ajudá-la a identificar nas rotulagens dos produtos alguns componentes hidratantes e emolientes que deverá valorizar: glicerina, ureia, ácido hialurónico, (aparece como hialuronato de sódio habitualmente), proteínas e aminoácidos retirados do milho, trigo, tília, malva… manteiga de karité, ácido láctico, etc.

Quando sentir que a sua pele já voltou ao bom estado habitual, poderá e deverá fazer uma esfoliação para uniformizar o grão da pele. Humedeça o rosto, espalhe o produto com os dedos e faça movimentos circulares durante 1-2 minutos insistindo nas zonas mais espessas… assim vai sentir a tez muito mais uniforme, lisa, luminosa, rejuvenescida.

 

No período pós-praia, para uma rápida recuperação do bom estado da pele, ajuda igualmente fazer uma máscara de hidratação, mais concentrada em componentes hidratantes e intensa; sem dúvida um óptimo complemento. Porque certamente não tem todo o tempo desejável para cuidar de si, aproveite o dia da esfoliação para aplicar a máscara. Desta forma garante uma penetração máxima do produto na sua pele.

A juventude dos seus 27 anos deve manter-se no seu rosto por muito tempo. Lembre-se que os cremes ajudam mas se não adoptar rituais diários de higiene, como a limpeza com cuidados suaves, esfoliação semanal, hidratação diária… e ingestão de 1,5l de água por dia… não conseguirá milagres.

Manter a pele bem hidratada é o primeiro passo para evitar o envelhecimento cutâneo.

 

Recapitulando a receita:

  • Limpeza (manhã e noite)
  • Hidratante (manhã e noite)
  • Esfoliação (1x por semana)
  • Máscara hidratante (1x por semana)

Espero ter ajudado!

Joana Nobre

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.