Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

PARTI DE GIRONA CHORANDO...

 

                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

UM ENCONTRO PARA TODA UMA VIDA

 

Foi em Barcelona que conheci Idili Lizcano. Vão para lá uns 15 anos. Devo confessar que estava entusiasmada com este encontro mas, especialmente, curiosa: seria "ele" como o imaginara? Seria simpático, acessível ou altivo e distante?

 

Devo dizer que não estava ali como jornalista mas como alguém que desejava descobrir a beleza e as propriedades terapêuticas dos Óleos Essenciais. Alguém que desejava, também, usufruir dessas propriedades. Reencontrar a harmonia. O que aconteceu.

 

Todas as minhas expectativas foram ultrapassadas. O Idili Lizcano é de uma afabilidade e simpatia extremas. 

 

Aliás, este encontro, que me levaria até Girona, pareceu-me o "reencontro" com um Amigo que não via há muito, muito tempo. Falávamos a mesma linguagem...mas não a mesma língua. 

 

Vi-o mais algumas vezes, em Portugal. Como jornalista. 

Idili veio receber um Prémio  - Produtos de Beleza e Perfumes da Máxima -, no Teatro São Luis, em Lisboa. Participou em alguns encontros com Editoras de Beleza.

 

Trocamos mensagens. Longas mensagens em que, simpaticamente, responde às dúvidas (muitas!) que tenho sobre o mundo da Cosmetologia e da Aromaterapia. Respostas objectivas.

Frequentemente, lança uma pista que me coloca "em movimento de busca".

 

 Idili Lizcano, fundador de EL TALLER DE ALQVIMIA,  Presidente da Fundação IDILI LIZCANO, é um nome consagrado na Aromaterapia mundial.

 

Com ele tenho em comum, como já perceberam,  a paixão pela Natureza, pelos Óleos Essenciais...e pelos Perfumes.

O desejo de ajudar o Homem a sentir-se bem consigo próprio e com os outros.

A alegria de podermos dar um pequeno contributo para a  (re)conquista da Harmonia e felicidade a que todos aspiramos. A que TODOS temos direito.

 

 

 Mas afinal o que é a AROMATERAPIA?

 

Aromaterapia consiste  na utilização de Óleos Essenciais puros com fins terapêuticos e, posso afirmar, ser tão antiga quanto a Humanidade.

 

Na verdade o homem primitivo, utilizava os benefícios das plantas, raízes, folhas, frutos, ervas e outros elementos vegetais,  de uma forma empírica. Bem cedo percebeu que queimando determinado tipo de plantas  obtinha benefícios  quer a nível de saúde quer do seu bem estar fisico e psicológico…. e foi experimentando. Essas “experiências”, e os seus resultados, constituiam verdadeiros  “segredos”   que foram sendo transmitidos de "orelha a orelha", de geração em geração, de mestre a aprendiz.

Esse conhecimento empírico foi sendo demonstrado pela ciência. Nasceu a Aromaterapia, reconhecida pela OMS.

 

 

Na Europa existem três grandes escolas de Aromaterapia – a "Escola Francesa", a "Escola Inglesa" e a "Escola Espanhola".

 

A "Escola Francesa" nasce no ínicio do século XX. O médico francês Gattefossé foi quem utilizou pela primeira vez o termo “Aromaterapia”, após ter sentido em si próprio o poder terapêutico dos Óleos Essenciais. Trata-se de uma escola baseada na utilização clínica dos Óleos Essenciais.

 

.

 

 

A "Escola Inglesa" nasce nos Anos 70, inspirada na "Escola Francesa", mas segue  uma via diferente - a  das terapias. A esta escola estão ligados nomes como os de Patricía Davis ( "London School of Aromatherapy") e Valery Anne Worwood. Os seus conhecimentos rapidamente  se propagaram à Austrália e Canadá. Hoje em dia, a "Escola Inglesa", tem seguidores em todo o mundo.

 

 

 A "Escola Espanhola" é a mais antiga. Com efeito, os conhecimentos da perfumaria,  da cosmética e da alquimia entraram na Europa através da Espanha, trazidos pelos árabes que ali se instalaram na Idade Média.

 

A “ junção ou encontro” de três tradições culturais diferentes - Cristã, Árabe e Judia -  reflectiu-se  na história da Península Ibérica. 

 

.

 

 

A "arte da aromaterapia, da perfumaria e da cosmética" atingiu um verdadeiro apogeu em cidadas como Barcelona, Girona, Toledo, Granada e Ávila.

 

Não será por acaso que, ainda hoje, existe uma praça em Córdoba designada “Akli Atar”…o perfume ou perfumista.

 

Poder-se-á afirmar que tradições milenares, alta tecnologia  e investigação cientifica de vanguarda, deram as mãos com um objectivo comum: dar à humanidade produtos com propriedades terapêuticas fabulosas.

 

    

 

 

A AROMATERAPIA vai conquistando o seu espaço. Com passos seguros.

 

 

 

 

Idili Lizcano, segue a tradição da "Escola Espanhola". A ela associou outros conhecimentos e experiências, oriundos dos mais diversos pontos do globo, criando um método de diagnóstico e terapia exclusivos.

 

Os Óleos Essenciais utilizados por EL TALLER DE ALQVIMIA são cem por cento Bio e devidamente certificados. Deles, e da sua utilização terapêutica, falarei em breve. 

 

A linha de cosméticos ALQVIMIA, formulada para responder às mais variadas necessidades da pele do rosto e corpo, beneficia das propriedades  dos Óleos Essenciais que integram as suas fórmulas.

 

 

(Porque "Parti de Girona chorando", perguntarão.

 

Não sei, Queridos Amigos. Sinceramente.

 

Sei que as lágrimas "corriam"..."corriam"..."corriam", como se tivesse deixado para trás a minha cidade, a minha família...O MEU FILHO, o Pedro.

 

Sabe-se lá porquê. "Há razões que a razão desconhece..."

 

Sei que vou voltar a Girona. Brevemente).

 

 

BOAS FÉRIAS, se for caso disso.

 

UMA BOA SEMANA!