Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

QUESTÕES COM RESPOSTA

 TUDO TEM A VER COM TUDO....

 

 

Tinha acabado de revisitar o filme " A Duquesa", interpretado por Keira Knightley e com um estupendo guarda roupa assinado por Michael O'Connor, quando resolvi dar uma vista de olhos nas mensagens recebidas.

 

Encontrei uma de A Teresa. S., de Coimbra. Questiona-me sobre olheiras de que falei, recentemente, num post. Aqui fica a resposta e umas imagens do filme. Tudo tem a ver com tudo...

 

Teresa, como referi na altura, as olheiras estão normalmente relacionadas com cansaço físico ou psicológico, stress, uma noite mal dormida.  Costumam ser  passageiras e “desaparecem” com umas boas horas de sono, um fim de semana tranquilo.

 

Se as olheiras se instalam e não desaparecem com o reequilíbrio do sono e eliminação do stress, poderão ter outras origens que convém descobrir.

Convém relembrar que as olheiras estão, frequentemente, ligadas com o envelhecimento cronológico. Isto não significa que não tenhamos de as contrariar.

 

Quando as olheiras me visitam ( interligadas quase sempre com fadiga e poucas horas de sono) tenho uns truques que partilho: bebo um copo de água ao acordar e,  enquanto tomo o duche aplico uma máscara  anti-olheiras. Um corrector de olheiras antes do fond-de-teint e uma sesta de 15 minutos (!!) fazem milagres…para enfrentar a rotina diária.

 

Não deixo de fazer algo importante: deitar-me cedo. Muito cedo. Acordo recuperada.

 

Teresa, as olheiras, segundo dados da Health & Beauty,  “afligem cerca de 90% de mulheres com mais de 35 anos” e ou são violáceas ou acastanhadas. As acastanhadas, mais frequentes em peles morenas estão associadas, frequentemente, aa fugsa de líquidos através dos tecidos uma composição melanínica.

As olheiras violáceas está  “relacionadas com a dilatação vascular subcutânea que vai favorecer a fuga de líquidos através dos tecidos – originando os papos!.  Mas não só. Há também uma “fuga de eritrócitos que, ao  pouco solúveis e de difícil eliminação, - se, criam uma série de pigmentos que se acumulam na derme e epiderme”.

 

O mercado disponibiliza imensos produtos. Testei o Collagen Olhos Vibrantes, L’Oréal e gostei. Uma excelente relação qualidade preço.

 

 

A não esquecer:

1. È importante cuidar todos os dias da zona de contorno de olhos

2. Aplicar produtos especiais para os olhos (limpeza, hidratação, máscara, anti-olheireas ou papos, por exemplo).

3. A aplicação deve ser feita com suavidade, com a ponta do dedo indicador.

4. Fazer uma massagem muito leve, para irrigar a zona periocular.

2. Dormir bem. Um mínimo de 7 horas. Respeite o seu ritmo biológico. 

3. Se tem dificuldade em adormecer após um dia de grande stress...faça exercício físico.

 

BOAS FÉRIAS!

 

( Já agora veja ou reveja o filme a Duquesa. Aprecie a reconstituição do guarda-roupa e a camuflagem das imperfeições nos rostos. Vale a pena).