Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

ROGER & GALLET EM EXPOSIÇÂO

 

 

Se vai a Madrid em trabalho ou passar uns días de férias recomendo-lhe vivamente uma visita ao Museu do Traje, CIPE. Aí – até de 3 de Outubro -, poderá apreciar a colecção histórica de Roger & Gallet, uma referencia na perfumaria mundial e cuja fundação remonta a 1695, ano em que Jean- Paul Feminis conhece e aperfeiçoa  a “Acqua Mirabilis”, considerada com propriedades terapêuticas – revigorantes, tonificantes e curativas - pela Faculdade de Medicina de Colónia.

 

Esta “água”, de aroma fresco e muito leve, era considerado um medicamento e só era vendida, até ao século XVIII, pelos boticários e, muitas vezes, prescrita por médicos.

 

A transmissão da formula a Jean Marie Farina, abre caminho à primeira “Agua de Colónia Jean –Marie Farina”.

Em 1806, Farina instala-se em Paris – Maison Jean-Marie Farina – e, rapidamente passa a ser conhecido em todas as cortes europeias, tendo os seus "destinatários"  direito a frascos especiais, alguns deles patentes na exposição.

 

Em 1862, Armand Roger e Charles Gallet, criam a Perfumaria Roger & Gallet, verdadeira herdeira da tradição da Maison

Jean-Marie Farina. Uma data que marca o início de uma história de sucesso.

 

Se por um lado podemos considerar Roger & Gallet como percursor da cosmética moderna, não é menos verdade que a eles se deve uma visão artística do perfume – a casa passa a trabalhar com Lalique e Baccarat transformando os frascos dos seus perfumes e águas de colónia em verdadeiras obras de arte.

 

E mais não digo… reservo uma “história” mais detalhada para Setembro, altura em que visitarei a exposição.

 

Devo acrescentar, queridos Amigos, que esta mostra já esteve em Portugal, Palácio da Ajuda, com um número elevado de visitantes.

 

A exposição conta a história do quotidiano nos séculos XVIII, XIX e XX. Conta, também, a paixão  de Roger & Gallet pelos aromas, pela Aromacologia, pelo belo, pela Arte, pela Natureza e o bem-estar e tranquilidade que ela nos pode oferecer se a soubermos escutar.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.