Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

COMER DEVAGAR EMAGRECE

 

 

 

 

 

Existem  ditados populares e práticas, transmitidas de geração em geração, que a ciência veio demonstrar serem verdadeiros.

 

"Beber os sólidos e comer os liquidos", é um deles.

 

Segundo os investigadores da Universidade do Texas, mastigar lentamente - 20 vezes cada garfada ou colherada -  contriubui para diminuir o peso uma vez que comer devagar ajuda a saciar a fome ingerindo menos calorias.

 

Mas não só.  

Um estudo levado a cabo no Hospital Pediátrico de Bristol, Inglaterra, dirigido por Julia Galhardo concluiu que para além do efeito emagrecimento, "comer devagar",  tem influência a nível hormonal.

 

Durante um ano, foram estudadas duas hormonas do sistema digestivo que circulam no sangue, relacionadas com os hábitos alimentares.

As hormonas são a Grelina que é segregada pelo estômago e que dá a sensação de fome e o Peptídeo Tirosina-Tirosina (PYY) que é segregado pelo intestino e dá a sensação de saciedade.

 

O objetivo é, segundo Julia Galhardo,  controlar as hormonas que estão alteradas com dietas deficientes e maus hábitos alimentares.

 

O aparelho digestivo informa o cérebro que estamos com fome, e no final da refeição, informa que estamos saciados.

Se comermos de forma lenta, as hormonas têm tempo de processamento e enviam essa informação de forma regulada.

Assim como, se mastigarmos e saborearmos bem os alimentos, vamos sentir muito mais prazer com a refeição e vamos sentir-nos satisfeitos com muito mais facilidade.

Quando se come muito depressa, o normalmente acontece é que apesar de nos sentirmos completamente cheios, continuamos insatisfeitos.

Isto porque não demos tempo para que a informação de saciedade chegasse ao cérebro, diz Julia Galhardo e a sua equipe.

 

Parece, pois, importante que para além de uma dieta alimentar equilibrada e prática regular de exercício físico...devemos ter tempo para as nossas refeições.

 

Julia Galharda alerta para que "nunca se deve perder menos de trinta minutos numa refeição completa, ou seja, que inclua sopa de legumes e prato principal"

 

Não custa nada!

Quem não deseja manter uma silhueta impecável?!

 

Imagens: Elancyl , "Dietas e Emagrecimento" e BOTERO

"

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.