Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

COMO RECONHECER E CUIDAR DE UMA PELE ATÓPICA

 

 

 

 

As estatísticas são claras: 15% da população da Europa Ocidental tem pele atópica.

Este problema afecta essencialmente as crianças durante os primeiros meses de vida. Sintomas? Prurido associado a sinais cutâneos como a vermelhidão, a pele seca, a descamação e em situações mais graves podem surgir pequenas feridas provocadas pelo facto da pessoa estar constantemente a coçar a zona afectada.

 

O que é a pele atópica?

Dermatite atópica ou eczema é uma doença crónica da pele que está muitas vezes associada a outras doenças alérgicas tais como a asma ou rinite.

Estima-se que 80% dos casos surjam durante o primeiro ano de vida.

Especialistas referem que o número de casos irá aumentar em resultado de factores externos como as condições ambientais e a utilização de conservantes na alimentação.

 

A hipersensibilidade cutânea reflecte-se no aparecimento de manchas vermelhas, essencialmente nas zonas do rosto, pescoço, couro cabeludo, joelhos, cotovelos, barriga e pernas, variando essencialmente de acordo com a faixa etária da pessoa que desenvolve esta patologia.

As zonas afectadas são caracterizadas por uma pele extremamente seca, podendo provocar descamação e comichão. O diagnóstico é essencialmente efectuado através de testes cutâneos.

 

Apesar de ser uma doença com origem imunogenética, o que significa que é transmissível de pais para filhos, esta pode ser agravada por diversos factores tais como as condições climatéricas como o vento e o frio, a alimentação ou o stress. O Verão também pode ser um período que poderá contribuir para o agravamento da doença caso esteja numa fase mais aguda.

 

 

O dia-a-dia de uma pessoa com pele atópica

- É essencialmente incómodo e é fundamental uma boa hidratação da pele.

- O banho deve ser rápido e com utilização de água morna.

- O vestuário deverá ser fundamentalmente de algodão de forma a evitar a transpiração, na medida em que este vai aumentar o prurido.

- Deverá também ter o cuidado de lavar todo o vestuário antes da primeira utilização assim como evitar exposições demoradas em ambientes com pó.

 

 

A saber:

A hidratação da pele é assim um passo fundamental e também a este nível deverá ter algum cuidado na selecção dos produtos a aplicar.

Devem ser aplicados após o banho de forma a evitar a evaporação da água retida na pele.

 

Descobri e aconselho

Eucerin Atopic Bálsamo com aveia foi especialmente desenvolvido para quebrar o incómodo provocado pela pele atópica controlando assim a pele seca e aliviando sintomas tais como a comichão.

É  indicado para o cuidado coadjuvante em casos de eczema atópico e pode ser aplicado em bebés, crianças e adultos.

Trata-se de uma fórmula sem gordura, com aveia e hidratantes que ajudam a prevenir a recorrência da pele seca e do prurido, suavizando a pele.

Sem perfumes e corantes tem uma excelente eficácia e elevada compatibilidade com a pele, comprovadas em estudos clínicos e dermatológicos, realizados em pele fragilizada, nomeadamente com eczema atópico.

 

 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.