CAUSAS DE ENVELHECIMENTO
O álcool, o tabaco, a poluição ambiental, o stress, os conservantes alimentares, a falta de sono, o consumo exagerado de medicamentos de síntese contribuem para o envelhecimento e para a queda de cabelo.
Infelizmente, estes fenómenos são cada vez mais frequentes e sentidos em idades cada vez mais jovens.
Quem o diz são alguns especialistas baseados em estudos comparativos de diferentes realidades vividas em algumas zonas do globo.
Assim, uma análise sobre os hábitos alimentares e sociais de algumas comunidades que vivem em circunstancias identicas - a região de Abjasia na Georgia, os vales Hunza e Vilcabamba no Paquistão e Perú, respectivamente - conclui pela existência de uma grande percentagem de pessoas que ultrapassam os 100 anos.
Segundo esses estudos existem denominadores comuns a essas três comunidades:
- Todos vivem em grandes altitudes - cerca de 2000 metros - e em plena natureza onde abunda ar puro e grande quantidade de ioes negativos.
- Existem variações climáticas - frio/calor - muito grandes e as casas não estão preparadas para as enfrentar o que é sinónimo de resistênvcia a longos períodos de temperaturas bastante baixas.
- A dieta alimentar é constituida por legumes, fruta, cereais. Raramente comem carne (uma vez por semana), ovos e leite.
Dizem, pois, os estudiosos que para prolongar a nossa vida é essencial ter uma dieta alimentar correcta, evitar o stress e as "agressões ambientais".
É essencial por de lado, ou reduzir drasticamente, hábitos pouco saudáveis - tabaco, vida sedentária, ansiedade...
CUIDE DE SI
GOSTE DE SI