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Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

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TEMPO DE CASTANHAS

 

 

 UM ALIMENTO RICO

 

Apanhar castanhas pode ser uma forma de combater o stress, de conviver com a natureza e com amigos.
 
É bom respirar o ar puro e fresco que essa " tarefa" nos oferece. O tempo passa sem darmos por ele...o cesto vai-se enchendo.
 
Mas não só.
 
As castanhas são um alimento precioso. Deveriam ser consumidas ao longo do ano.
 
A nutricionista Paula Veloso, autora de Dietas sem Dieta e Dieta sem Castigo fornece dados precisos sobre a importãncia das castanhas numa dieta alimentar correcta.
 
 

Valor nutritivo das castanhas
- Ao contrário de outros frutos secos como as nozes, amêndoas, etc., que podem conter 70% de gordura na sua constituição (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas 1% a 2% de gordura, sendo por isso muito menos calóricas do que os seus congéneres.

- Enquanto as nozes, por exemplo, têm um valor calórico aproximado de 650 cal por 100 g, as castanhas fornecem apenas 130 calorias para o mesmo peso. Isso deve-se não só ao seu baixo teor em lípidos mas também ao seu elevado teor de água que chega a ultrapassar 50% do seu peso.

- São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm o dobro do amido da batata sendo, por esse facto, usadas nalguns países para fazer farinha que depois fabricará pão. Este fruto seco amiláceo é o único que é, por esse facto, incluído no grupo dos produtos hortícolas.

- Apresentam um baixo índice glicémico, o que quer dizer que são indicadas para diabéticos e na promoção da saciedade.

- São isentas de colesterol como, aliás, todos os alimentos de origem vegetal, e também de glúten.

- São pobres em sódio e generosas em potássio, sendo indicadas para quem sofre de hipertensão arterial.

- Além de vários sais minerais, contêm vitaminas do grupo B e folatos.

- Nalguns países da Europa, Ásia e África, e devido ao conteúdo semelhante em hidratos de carbono, substituem as batatas. Embora o teor proteico seja um pouco inferior ao destas, as suas proteínas são de elevado valor biológico.

- Cem gramas de castanhas podem substituir 1 pão, 2 batatas médias ou 1 chávena de arroz ou massa cozidos, podendo por isso constituir um excelente "snack", ou acompanhamento.

                                              


 
Como comer
Além das famosas assadas pelos assadores de castanhas tradicionais que já há algum tempo nos vêm tentando na rua, podem comer-se cozidas, em puré ou incorporadas em estufados ou assados, substituindo arroz ou batatas.

 

Devido ao seu elevado valor nutritivo e conteúdo em hidratos de carbono de absorção lenta, são excelentes alimentos em todas as idades em especial nas crianças, estudantes ou desportistas.