UM MUSEU...UM PERFUME
... MUITAS VIOLETAS
Adoro a moda de Balenciaga. As suas peças são verdadeiras obras de escultura.
Não terá sido por acasdo que há bem pouco tempo foi inaugurado o Museu Cristóbal Balenciaga .
Localizado no Parque Aldamar, em Getaria (província de Guipúzcoa/País Basco), desenvolve-se por dois edificios e reune cerca de 1200 peças o que o transaforma num local priviligiado para quem deseja conhecer ou estudar a obra de Balenciaga.
Por curiosidade, devo dizer que ali pode descobrir o vestido de noiva da Rainha Fabiola da Bélgica, conjuntos usados pela Princesa Grace de Mónaco e a colecção pessoal de Hubert de Givenchy, amigo de Balenciaga e , também ele, um grande Costureiro.
Deste génio da Haute Couture dizia Coco Chanel: “Balenciaga é o único estilista capaz de desenhar, cortar, montar e costurar um vestido inteiramente sem a ajuda de ninguém”.
Dito pela "concorrência" tem um enorme valor acrescentado.
A tradição da Maison Balenciaga está a renascer de uma forma inquestionável. Por detràs dessa evolução Nicolas Chesquière, director Criativo Balenciaga.
Após um período longo de "omissão" no mundo das fragrâncias, surgiu (2010) um aroma a que dei uma classificação de cinco estrelas e que foi galardoado com vários prémios.
Balenciaga Paris, é na verdade, um aroma Haute Couture quer a nível de pirâmide olfactiva quer de design de frasco que se inspirou nas inimitáveis capas “esculpidas” pelo Costureiro.
Trata-se de um aroma deficado, chic, sensual q.b. inspirado na natureza e nos seus campos verdes, no romantismo das violetas e na envolvência do vétiver.
A grande inovação de L’Essence será a aposta em notas verdes que, para muitos perfumistas, pertencem ao universo masculino.
O frasco multifacetado foi soprado e moldado à mão. O tom esverdeado remete para a "poção herbal" da fragrância.
A tampa grafite metalizado evoca a sofisticação e requinte da Maison Balenciaga.
A Imagem
A campanha publicitária de Balenciaga L’Essence conta com o rosto de Charlotte Gainsbourg, a atual embaixatriz da marca.
Filha de Jane Birkin e Serge Gainsbourg, Charlotte possui uma personalidade forte, uma doçura natural e um talento especial que se conjuga perfeitamente com a imagem de modernidade que Nicolas Ghesquière deseja imprimir à Maison Balenciaga.