BRONZEAR SEM RISCO
TODOS OS CUIDADOS SÃO POUCOS
É possível ter um bronzeado perfeito sem correr riscos desnecessários. Basta estabelecer com o sol um convívio correcto e escolher o protector solar que melhor se adapte ao tipo de pele. Proteger é uma norma que se deve estender aos cabelos e olhos.
Com a chegada do bom tempo os alertas lançados pelos dermatologistas – é preciso proteger a pele dos raios solares -, repetem-se, no que são secundados pelos media. Também, os laboratórios cosméticos, atentos ao fenómeno, criam produtos cada vez mais sofisticados que previnem os efeitos nefastos do sol.
Se é certo que o sol é essencial à vida, não é menos verdade que uma exposição selvagem aos raios UVA e UVB pode ter danos graves e irreversíveis sobre a pele e sistema imunitário.
O convívio com o sol deve, pois, ser cauteloso e inteligente. Não podemos esquecer que o calor dos raios solares proporciona bem-estar, podendo ter um efeito viciante e desencadear uma espiral irresistível – “quanto melhor nos sentimos, mais nos expomos ; quanto mais nos expomos melhor nos sentimos”.
Da leitura das recomendações da Comissão Europeia, de 22 de Setembro de 2006, sobre protecção solar e duma conversa com o dermatologista, podemos extrair algumas normas de conduta que permitem uma relação cordial com o sol:
A protecção ao sol deve ser gradual e nunca sem protector solar
- Nos primeiros dias de exposição, utilize protectores solares de alta protecção e vá passando para protecção média. Se a pele for muito clara e sensível, mantenha a protecção “Alta” ou “Muito Alta”.
- Aplique o protector solar antes de sair de casa. O caminho pode ser longo e a radiação reflectida nos vidros do carro tem efeitos nefastos sobre a pele.
- Renove a aplicação com frequência. A acção do protector vai-se diluindo com os movimentos, transpiração e banhos de mar ou piscina.
- Evite a exposição solar entre as 11 e as 17 horas.
- Cubra a cabeça com um chapéu ou boné de palha ou algodão e proteja os olhos com óculos de sol munidos com lentes anti raios UVA
- Atenção às superfícies reflectoras. A água, areia, paredes brancas podem reflectir mais de 50 por cento dos raios solares na pele. A permanência prolongada em esplanadas com paredes caiadas de branco deve ser cuidadosa, sobretudo nas horas consideradas criticas.
- Se tem derrames, varizes ou problemas circulatórios não exponha as pernas ao sol.
- Tome precauções se tem tensão arterial baixa. O calor tende a fazer uma vasodilatação
com reflexos quase imediatos na pressão sanguínea.
- Não se iluda com os dias enevoados. Aplique sempre um protector solar. As radiações UVA e UVB atravessam as nuvens e a sua nocividade mantêm-se.
- Atenção aos medicamentos. Existem produtos foto sensibilizantes que sob a acção dos raios solares originam manchas difíceis de atenuar ou eliminar.
- Evite a aplicação de fragrâncias com álcool quando vai expor-se ao sol.
- Os novos protectores solares têm a seguinte classificação: “Protecção Baixa” (FPS 6 - 10), “ Protecção Média” (FPS 15- 20 – 25), “Protecção Alta” (FPS 30 -50) “Protecção Elevada/Alta” ( FPS 50+). A designação “ecran total”, foi banida, por enganadora.
O que há de novo
- Creme Velouté SPF 50, Polysianes
- Creme Mineral Protecção muito elevada, Avène
- Huile d'Été Protectrice, Rene Furterer
- Lait Solaire Age Défense SPF 30, Thalgo
- Lait Défense Solaire SPF30, Anne Moller
- Vital ProtectionAge Defying Lotion SPF 50, Darphin