UM JARDIM NUM TELHADO PARISIENSE
A SABEDORIA DE UM PERFUMISTA E A PRESEVERANÇA DE UM JARDINEIRO
« Chaque fois que je viens ici, d’agréables senteurs d’herbe verte sauvages, de pommes, de poires, de magnolias, d’herbes aromatiques pénètrent mes sens. C’est un jardin de plaisir ludique, qui nous pousse à aimer la vie « . Jean-Claude Ellena
- Em 2003, Jean Claude Ellena, perfumista da Maison Hermès cria o primeiro perfume da colecção Parfums Jardins. Chamava-se Un Jardin en Méditérannée e copiava os aromas do jardim de Leila Menchari, directora de decoração de Hermès, nas margens da Tunísia.
- Un Jardin sur le Nil surge em 2005, depois de uma viagem pelo Nilo em busca de essências e dos jardins que o rio alimenta.
- Un Jardin Après la Mousson, 2008, é o resultado de uma viagem pela India em époda de monções, memória do renascimento da Natureza com todo o seu fulgor cromático e olfactivo depois das chuvas.
- Un Jardin Sur le Toit acaba de ser lançado, tendo como fonte de inspiração um jardim parisiense - o da Maison Hermès, no 24 Faubourg Saint-Honoré.
Trata-se de jardim luxuoso, mas desconhecido do grande público. Situado no telhado da Maison Hermès só é visitado por alguns "eleitos".
Jean-Claude Ellena encontra-se, obviamente, entre eles.
Se nas fragrâncias anteriores o tema de inspiração foi a ÁGUA - o mar, o rio, as chuvas- , para esta nova fragrância elegeu-se o "Artesão Contemporâneo".
E, nada melhor do que buscar inspiração num mundo artesanal como é o da Maison Hermès, num jardim "artesanal" cuidado por Yasmine, a jardineira, que todos os dias planta, apara, rega, aperfeiçoa...
" O lugar de um perfumista é em todo o lado e em lado nenhum", diz Ellena.
"Um dia encontrei-me ao lado daquilo que acreditava ser distante. Voltei muitas vezes a este jardim... Os meus passos tinham feito brotar os odores da erva espessa e da terra húmida..."
Deste "regresso às origens", deste passeio por um inesperado jardim parisience, da cumplicidade como uma verdadeira "artesã da natureza" nasceu uma fragrância Aromatique – Floral – Fruité, UN JARDIN SUR LE TOIT.
As notas olfactivas da maçã, da pêra e da magnólia casam-se com aromas de ervas simples, muitas vezes daninhas.
Jean-Claude Ellena apostou na simplicidade dos ingredientes e na luminosidade da cidade de Paris.
GOSTEI!
Nota: Ao centro, o jardim de Leila que inspirou Un Jardin En Mediterranée