ADELGAÇAR POR MEDIDA 2
CRONOBIOLOGIA DIÁRIA
Na minha mão um mini manual “A BELEZA DO CORPO EM TODAS AS LINHAS”, que comemora 40 anos de sucesso de um produto adelgaçante – Elancyl - e é o resultado de parcerias com grandes especialistas no campo da nutrição.
Falei ontem de Cronobiologia (Chronos, o deus do tempo,+Biologia). Hoje vou enumerar algumas regras colhidas naquele guia com o objectivo de adelgaçar de harmonia com o nosso ritmo biológico.
Mexa-se no melhor momento
De manhã, antes do pequeno-almoço, o exercício será mais benéfico. Isto, porque entre as 7 e as 8H00, as secreções de cortisol (hormona da actividade ), adrenalina e de noradrenalina (hormonas do esforço e do stress) estão maximizadas.
A meio do dia, recomenda-se o exercício entre as 11 e as 13H00, antes do almoço.
À noite, o exercício deve ser praticado, antes do jantar, entre as 18 e as 19h00.
De um modo geral, o exercício não deve ser praticado após as refeições. Porquê? Porque a secreção da insulina, induzida pela ingestão de alimentos, trava a eliminação das gorduras e o exercício é muito menos rentável.
Usufrua de uma massagem
As massagens proporcionam bem-estar e relaxamento mas são também uma verdadeira terapia consoante o tipo de massagem praticada. É, pois, importante escolher o tipo de massagem que melhor se adapte às suas necessidades.
Relaxante, tonificante, refirmante? A escolha é sua. O seu corpo é que manda!!
Adapte a sua alimentação ao longo do dia
Para fazer uma alimentação sem engordar, é necessário respeitar o equilíbrio armazenamento/eliminação, comandado pela insulina, hormona-chave da reserva das gorduras.
Faça um mínimo de três refeições a horas certas. Evite o petiscar. A periodicidade das refeições deve ser respeitada se pretender gerir o seu peso, pois a desorganização dos ritmos naturais do nosso organismo ao petiscar desencadeia sempre uma secreção de insulinaque favorece o armazenamento das gorduras.
- De manhã, a eliminação processa-se mais facilmente. Devemos então tomar um pequeno almoço energético com açucares lentos e lípidos. Na primeira metade do dia já deveremos ter ingerido 70% a 80% da nossa dose alimentar diária.
- À noite, o organismo privilegia o armazenamento e os mecanismos de eliminação estão mais lentos.-
A refeição não deve ser copiosa. Evite os açúcares e as gorduras.
Lá está o velho ditado: “Faça um pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre”…