DO DESERTO PARA A NOSSA PELE
UM ÓLEO NUTRITIVO E REPARADOR
Quando pela primeira vez assisti, em Marraquexe, ao festival das Artes de Marrocos e tive a oportunidade de visitar algumas tribos nómadas que o integravam, fiquei espantada com a qualidade da pele e dos cabelos daquelas gentes.
Foi-me dito que utilizavam “um óleo sagrado” extraído de uma árvore do deserto – o óleo de argão. Um segredo e uma técnica de extracção partilhado de geração em geração.
Anos mais tarde ouviria falar desse óleo mas com uma diferença: o conhecimento empírico das propriedades do óleo de argão acabara por ter reconhecimento científico.
Rapidamente, algumas marcas de cosmética e dermo - cosmética o integraram nas suas fórmulas. Em boa hora, direi
A extracção do óleo de argão é feita sem recurso a torrefacção nem solventes químicos o que leva a que a sua qualidade seja excelente.
A saber:
- É nos limites do deserto marroquino que se pode encontrar no seu estado selvagem, uma árvore milenar que é considerada tradicionalmente “fonte de vida”– a Argânia.
- Dotada de uma vitalidade extraordinária virou lenda do deserto pela sua capacidade de sobrevivência e renascimento ao longo de séculos em condições extremas
- Designada frequentemente como “ouro do deserto”, devido à sua cor amarelo-âmbar, o óleo de argão obedece a um ritual de extracção artesanal levado a cabo pelas mulheres berberes que deste longa data o utilizam para proteger e embelezar a pele do rosto, das mãos, do corpo e os cabelos. É utilizado, igualmente, na nutrição dos cabelos e na alimentação
Os Laboratoires Galénic , “conjuntamente com a Fundação Mohamed VI , comprometeu-se na investigação e salvaguardada argânica de forma a : replantar as argânicas, proteger e desenvolver os equilíbrios naturais; melhorar o nível de vida das populações locais, desenvolver a investigação cientifica sobre a argânica tanto no domínio da saúde como no da beleza”.
Na cosmética
Galénic/ Laboratoires Pierre Fabre é pioneira na utilização do óleo de argão. Fá-lo há mais de 20 anos e a sua investigação materializou-se em 4 patentes exclusivas o que lhe permitiu a o desenvolvimento de um óleo único com uma eficácia comprovada para nutrir e regenerar as peles secas e combater o envelhecimento cutâneo.
A linha Argane com óleo de argão, ideal para peles secas ou muito secas, é composta por uma série de produtos para rosto e corpo.
Os meus preferidos? Sem sombra de dúvida o Óleo Seco Corpo Suavidade Intensa e o Creme Lifting Redesenficante Cuidado Anti-envelhecimento.