Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE ARGÃO

 

 

 argan e cabras.jpg

Quando pela primeira vez assisti, em Marraquexe, ao festival da " Mulher e das Artes de Marrocos" e tive a oportunidade/sorte de visitar algumas tribos nómadas que o integravam, fiquei espantada com a qualidade da pele e dos cabelos de homens e mulheres.

 

Era incrível olhar aqueles rostos que "pareciam não ter idade"... apesar de sujeitos a diferenças térmicas consideráveis e vidas de grande dureza..

Argan apanha.jpg Questionei o guia que nos acompanhava sobre o segredo e, prontamente, me foi  dito que utilizavam “um óleo sagrado” extraído de uma árvore do deserto – o óleo de argão.

 

Um uso extensivo a TODOS independentemente da idade ou sexo.

 

Argane_oil_production.jpgUm segredo e uma técnica de extracção partilhado de geração em geração.

Quase de "orelha a orelha".

 

Anos mais tarde ouviria falar desse óleo mas com uma diferença: o conhecimento empírico das propriedades do óleo de argão acabara por ter reconhecimento científico.

 

Argan-tree.jpgAlgumas marcas de cosmética  e dermo-cosmética integraram o óleo de argão nas suas fórmulas.

 

Em boa  hora, digo eu.

 

A extracção do óleo de argão é feita sem  recurso a torrefacção nem solventes químicos  o que leva a que a sua qualidade seja excelente.

 

argan castanho.jpg A saber:

 

- É nos limites do deserto marroquino que se pode encontrar no seu estado selvagem, uma árvore milenar que é considerada tradicionalmente “fonte de vida”– a Argânia.

 

- Dotada de uma vitalidade extraordinária virou lenda do deserto pela sua capacidade de sobrevivência e renascimento ao longo de séculos em condições extremas.

 

- Designada frequentemente como “ouro do deserto”, devido à sua cor amarelo-âmbar, o óleo de argão obedece a um ritual de extracção artesanal levado a cabo pelas mulheres berberes que deste longa data o utilizam para proteger e embelezar a pele do rosto, das  mãos, do corpo e dos cabelos.

 

É utilizado, igualmente, na alimentação.

 

Várias marcas  - The Body Shop e Galénic, por exemplo -  estabeleceram  "acordos de comércio justo " com as populações e com a Fundação Mohamed VI , "comprometendo-se na investigação e salvaguardada da argânia de forma a proteger e desenvolver os equilíbrios naturais; melhorar o nível de vida das populações locais e desenvolver a investigação cientifica sobre a argânia tanto no domínio da saúde como no da beleza”.

 

A ninha opinião:

O Óleo de Argão é excepcional.

Se não conhece... não hesite.

A surpresa vai ser grande.

Na nutrição da pele e dos cabelos faz pequenas maravilhas.

O preço é simpático

 

 

CUIDE DE SI

GOSTE DE SI.