Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

PASSEIO PELA SERRA DA LOUSÃ

 

 

 

 

Uma deslocação inesperada à Serra da Lousã serviu para reavivar memórias , recuar no tempo e sentir os aromas que nem a neve conseguia apagar.

De todos esses aromas, destacava-se o de eucalipto e o das mimosas em processo de floração.

 

À medida que o carro, deixando a auto estrada, fazia o caminho rumo a Castanheira de Pêra, sentia necessidade de me deixar inundar por perfumes que me faziam recuar no tempo.

 

Nem o frio me fez hesitar – comecei por abrir as janelas.

Depois… estacionei o carro numa berma e comecei a colher uns ramos de eucalipto  e mimosas que emolduravam a estrada.

Regressei ao carro.

Respirei fundo. Feliz, segui o meu caminho relembrando a história do eucalipto e as propriedades do seu óleo.

Deformação profissional, pensava. Será?

 

Como é sabido, o eucalipto (Eucalyptus) é uma árvore de folha perene que pode atingir os cem metros de altura. Originária da Austrália e Tasmânia pode encontrar-se, actualmente, um pouco por todo lado.

 

Há cerca de 700 variedades de eucalipto dos quais, mais de 500 são utilizados na obtenção de Óleo Essencial cujas propriedades terapêuticas são reconhecidas.

A titulo de curiosidade, deverei dizer, que o eucalipto foi utilizado pela primeira vez “com fins medicinais” por aborígenes australianos que o usavam para tratar infecções e febres. 

Jacques-Julien de Labillardiere (1755-1834), botânico, médico e membro da “Academia das Ciências Francesa” e da  “Academia Real Sueca das Ciências”,   baptizou-o de “árvore da febre” , utilizando-o para tratar as febres produzidas pela malária.

 

O Óleo Essencial de eucalipto tem propriedades cosméticas, terapêuticas, mentais e emocionais. Com acção adstringente, refrescante, anti-reumático, anti séptico, entre outras, o Óleo Essencial é utilizado, igualmente, pelos aromaterapeutas para agir sobre desequilíbrios  emocionais e psicológicos.

 

No mundo da cosmetologia, o Óleo Essencial de eucalipto é um auxiliar precioso para combater a retenção de líquidos e adelgaçar a silhueta.

 

Em suma, um produto natural a olhar com atenção.