Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

MICROPIGMENTAÇÃO

 

 

 

 

Tem como profissão embelezar o rosto e camuflar imperfeições.

 

Chama-se João Calado.  

É, sem dúvida, um mestre na técnica da micropigmentação.

Encontramo-lo na "Marina Cruz Cabeleireiros" e da conversa aqui fica um apontamento.

 

Fragrâncias. O que é a micropigmentação?

João Calado  – A micropigmentação, tal como o nome indica , é a pigmentação quase microscópica com um pigmento de cor, que é infiltrado entre a derme e a epiderme.  No caso da maquilhagem do rosto, é feita nos olhos, sobrancelhas e lábios, sendo efectuada com um aparelho próprio.

 

Trata-se de uma maquilhagem definitiva?

J.C Quase definitiva.  É uma maquilhagem que dá a  sensação de resultar de uma plástica. É como se o rosto retomasse os seus contornos iniciais. Tem mais ou menos a duração de quatro, cinco anos, dependendo do tipo de pele. 

 

Poderá ser utilizado com fins correctivos como disfarçar manchas ou cicatrizes

J.C  - Sim, é utilizada frequentemente com fins correctivos.  Obtem-se excelentes resultados no disfarce de manchas e cicatrizes, bem como na delineação de auréola dos seios.

 

Em média, quanto dura uma sessão?

J.C. - É extremamente variável. Depende, em primeiro lugar, da sensibilidade da cliente e de a pele ser mais ou menos absorvente. Mas a média varia entre os 45 minutos e uma hora:  Há pessoas em que o processo é muito mais moroso, devido a supersensibilidade dos olhos, que, apesar de anestesiados, podem verter uma ou outra lágrima, a qual misturada com o pigmento  o torna muito mais líquido… Se a maquilhagem for total – olhos, lábios e sobrancelhas - , incluindo já o tempo de anestesia local em creme, cujo tempo de actuação é de 30 minutos aproximadamente, a duração da sessão  oscila entre as duas horas e meia a três.

 

É um método doloroso?

J.C - Não. Suporta-se bem. É mais a impressão de tocar em pontos extremamente sensíveis e a trepidação do aparelho. De qualquer forma, como já disse, utiliza-se um creme de anestesia na zona a maquilhar.

 

100_39261.JPGExistem alguns cuidados especiais a ter rem conta após a micropigmentação

J.C. - Aconselha-se a colocar compressas de água gelada nas zonas micropigmentadas e a não ir para a praia durante os três ou quatro dias depois do retoque.

 

A micropigmentação não é exclusiva das mulheres. Que tipo de homem recorre a esta técnica?

J.C - Os homens que me consultam estão ligados ao mundo da moda, do cinema e da televisão ou são executivos.