Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

FEIRA DAS CASTANHAS E DO MEL

 

 

Castanheira geral.jpgCastanheira de Pêra é um dos concelhos mais endividados e desertificados do distrito de Leiria.

Longe vão os tempos em que as fábricas animavam a economia ao ponto de ser considerado o terceiro centro de lanifícios do país.

Praia das Rocas.jpgHoje, Castanheira de Pêra vai tentando resistir à crise com algumas iniciativas e projectos sazonais.

 

A Praia das Rocas - piscina gigante com ondas artificiais - tem tido sucesso animando a vila durante a época estival.

Devo dizer que ainda me espanto quando vejo as ruas com turistas em  biquinis ou fatos de banho... as lojas oferecendo bóias, toalhas, chapéus e outros artigos de praia.

Castanheira de Pêra p fluvial.jpgA fazer-lhe concorrência directa, a praia fluvial do Poço Corga, insere-se no leito da Ribeira da Pêra.

É um lugar muito simpático para passar um dia de verão saboreando as sombras do arvoredo ou mergulhando nas águas correntes da ribeira.

 

Apetece ficar por ali, mesmo no Outono ou Inverno, sentindo o murmurio das águas e ouvindo o silêncio, quebrado de quando em quando, pelos sinos da igreja da Nossa Senhora da Guia.

Coentral.jpgO fim de semana passado, anunciador do São Martinho, fez-me visitar um dos locais mais belos e "bairristas" do concelho - Coentral.

 

Feira Rua Coentral 2015.gifAli se realizou a IX Feira de rua das Castanhas, do Mel e do Artesanato, promovida pela União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral

O programa era vasto e foi cumprido cabalmente.Castanhas feira.jpg

 

 

Uma exposição de fotografia, o lançamento de um  livro de poesia, venda de artesanato local e, evidentemente, muitas castanhas e mel da região.  

neveiros do Coentral.jpgMúsica e danças regionais fizeram-me voltar à minha juventude.

Os ranchos Folclórico Neveiros do Coentral,  Os Serranos da Cercicaper e da Sapateira animaram as tardes enquanto a noite fria foi aquecida com a actuação da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Beja.

 

Devo dizer que os ranchos folclóricos recriam com muito êxito e precisão as danças e cantares da região.

Mas não só. O traje é rigoroso.

 

Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer o duo de concertinas Os Alegres de Castanheira que me disseram ser muito bom.

 

Uma novidade gastronómica - foram apresentados os bolos de castanha e mel . "Neveiros"

Deliciosos posso dizer.

 

Se ficar curioso/curiosa ou gostar de danças regionais...

 

 

 ...e para apreciar os trajes regionais...e bairrismo

 

 

 

 BOM FIM DE SEMANA

 

Imagens: CMCP- Neveiros do Coentral e João Mota (video)