Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

CONTROLE APERTADO SOBRE PRODUTOS DE HIGIENE, COSMÉTICA E FRAGRÂNCIAS

 

 

 

 

 

 

Na India a F.D.A (Food and Drug Administration) suspendeu a licença a Johnson & Johnson.

 

De acordo com uma reportagem do The New Indian Express - " Kamlesh B Shende,  comissário da F.D.A . justificou essa suspensão: "havia níveis inaceitáveis de óxido de etileno, que é um gatilho para o cancro. O óxido de etileno é usado para reduzir a carga microbiana no pó de esterilização. No entanto, verificou-se que há resíduos de óxido de etileno em pó de talco que é usado principalmente em recém- nascidos. Assim, suspendemos a llicença.( http://www.newindianexpress.com/nation/FDA-suspends-JJ-Licence/2013/04/25/article1560077.ece )

 

Na Europa a Comissão Europeu também está atenta. Tem proibido, ano após ano, substâncias que integam fragrâncias, cosméticos e outros produtos aromáticos - ambientadores e velas, por exemplo - por se terem revelado nocivos para a saúde.

Irritações, alergias, doenças respiratórias são alguns dos problemas que podem originar. Existem consequências mais graves.

 

Este ano a C.E não fugiu à regra.

 

Ao que se sabe, alguns "clássicos da perfumaria" europeia poderão ter de alterar/adaptar as suas fórmulas originais de modo a cumprirem as normas da Comissão Europeia.

 

 

Na verdade, as indicações dadas referem 179 substâncias alergénicas que se recomenda "etiquetar", "reduzir" ou "eliminar".

Alguns desses componentes integram fragrâncias famosas.

 

Segundo fontes fidedignas a adaptação a estas "recomendações" pode custar, só à indústria francesa, mais de  100 milhões de euros.

 

É caso para dizer se "isto" acontece com as "fragrâncias verdadeiras" imaginemos o que pode acontecer com as falsificações (cópias de perfumes) que por aí abundam.

 

Mas não só.

Se pensam que a Comissão Europeia só desaconselha componentes de síntese, estão enganados.

Alguns Óleos Essenciais também merceram a sua atenção.

 

Estar atento é importante

 

Cuide de si! Goste de si!

 

Uma boa semana

.

 

 

 

 Imagens: fr.wikipedia.org. Museu de Barcelona

 

  

1 comentário

Comentar post