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Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

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TOP TEN DAS FRAGRÂNCIAS MAIS VENDIDAS

 

 

 

 

Várias revistas anunciaram as melhoras fragrâncias 2012.

 

A escolha é feita por júris, normalmente, constituídos pelas editoras/es de Beleza de diversos meis de comunicação social.

 

Fiz parte, durante mais de 20 anos, do júri dos Prémios de Beleza e Perfumes da revista Máxima e sigo com atenção o que se passa, nesse sector, por esse mundo fora.

Muitas surpresas. Sempre.

 

As preferências olfactivas são muito subjectivas uma vez que dependem de factores muito específicos. O Ph da pele é um deles.

 

Não admira, pois, que as preferências dos diversos membros dos júris não sejam para muito explicáveis e, nem sempre, coincidam com o número de unidades vendidas.

 

O top 10 das vendas 2012 ,anunciado pela imprensa francesa dá uma ideia dessa realidade.

Em causa milhões de euros...milhões de unidades vendidas.

Guerra aberta entre grandes empórios ligados ao mundo das fragrâncias.

 

Infelizmente não consegui, até este momento, o Top 10 portugês.

 

Ora veja o que se passou em França: 

1.   J'Adore, Dior.

A salientar: nova imagem publicitária. Cenário: Palais de Versailles. Luxo, sofisticação.

 

2.   Nº5, Chanel.

Nova imagem publicitária com Brad Pitt. Uma aposta diferente e, em minha opinião, bem conseguida.

 

3.   La Petite Robe Noire, Guerlain.

Um conceito publicitário inovador e divertido criado pela dupla Kuntzel & Deygas.

Diz quem sabe que o aroma tinha sido lançado "em segredo" em 2009.

 

4.   Angel, Thierry Mugler.

 Em 2011 estava em terceiro lugar. Anes chegou a ser campeão de vendas.

 

 

5.   Coco, Chanel.

Um aroma intemporal, uma imagem fabulosa. 

 

 

6.  

Shalimar, Guerlain e Miss Dior ocupam, ex aequm, o 6º lugar

Posso avançar que a Eau de toilette Miss Dior foi reformulada e o spot publicitário conta com a realização de Sofia Copolla.

 

 

 

8.  Flower by Kenzo continua com um número de vendas muito confortável.

Resiste à passagem dos anos.

 

9.   Lady Million, Paco Rabanne

Um aroma e um conceito publicitário que lançou para a ribalta a Puig International.

 

10. La Vie Est Belle, Lancôme.

Uma bela campanha publicitária com Julia Roberts.

 

A saber:

 

- Do ponto de vista olfactivo as preferências vão para as fragrâncias "orientais" - 50%.

- As fragrâncias florais arrecadam 30% das vendas.

- Os aromas  "chipres" ficam pelos 20%.