Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

SAIBA O QUE É A TANOREXIA

 

 

 

 

 

A tanorexia é o termo usado vulgarmente – por alguns médicos e media -  para descrever uma situação em que uma pessoa vive obcecada por alcançar um bronzeado escuro, seja conseguido em contacto com a natureza seja em cabines de raios UV.

 

Mas não só. Por mais que esteja bronzeada…esse bronzeado fica aquém do sonhado.

 

Donatella Versace é um dos casos em que se fala em tanorexia.

Giorgio Armani será outro.

Verdade ou mentira? Nunca o saberemos.

Em 2005, um grupo de dermatologistas publicou um estudo em que demonstrava que os tanoréxicos experimentavam uma perda de controle na exposição ao sol, um fenómeno muito semelhante ao ocorrido com dependentee de álcool ou de tabaco.

 

Mais, em 2006, alguns investigadores levaram a cabo provas bioquímicas em indivíduos que se expunham sem limte ao sol e outros que, do sol, faziam um consumo moderado.

 

Conclusão?  

O primeiro grupo sofria de um síndroma de abstinência com a falta de exposição ao sol, ao contrario do que acontecia com os que se expunham moderadamente aos raios solares.

 

Estudos levados a cabo no corrente ano, conduziram a resultados similares.

 

A saber:

 

- A tanorexia exige tratamento especializado porque para além de provocar problemas de envelhecimento prematuro da pele e deterioração das fibras de colagénio, pode conduzir ao cancro de pele e, em casos extremos, à morte.

 - O sol estimula a produção de endorfinas ( a hormona da felicidade) e a serotonina, uma substância que o organismo segrega quando está relaxado e o bem-estar impera.