Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

UM CORPO FIRME, BELO, JOVEM

 

 

COMO SE RECONHECE UMA PELE FIRME? 

 

 

 

"Pelo  seu aspecto liso e denso e que se dapta perfeitamente aos contornos do. Uma pele que pode esticar, resistir à pressão e que retoma rapidamente a sua forma inicial", diz Cristina Saiago, responsável pela Clarins Portugal.

 

Com as variações de peso, as gravidezes, a idade...o corpo vai-se alterando. O interior das coxas e os braços perdem o seu aspecto liso e firme, as marcas da roupa ou outras, levam mais tempo a desaparecer, a pele fica sulcada e parece demasiado grande para a silhueta. Na realidade, a pele perdeu a sua densidade e a sua elasticidade.

 

Densidade, elasticidade...

Por detras destas duas palavras, escondem-se duas redes de fibras dérmicas essenciais - as fibras de colagénio e as fibras elásticas.

 

"Antes os cuidados "firmantes" focavam-se nas fibras de colagénio, que protegiam a densidade e a tonicidade cutâneas,  os novos cuidados vão mais longe e actuam também sobre as fibras elásticas que asseguram à pele a sua elasticidade", diz Cristina Saiago.

 

A Pesquisa Clarins veio demonstrar que "ocorre uma diminuição da quantidade de Emilin-1 com a idade? "Esta proteína contribui para a boa qualidade das fibras elásticas".

O extracto de tomilho limão (patente Clarins) previne a flacidez e restabelece a elasticidade da pele aumentando a produção de Emilin-1.

 

Os produtos que beneficiam desta descoberta? Lift Fermeté Crème Riche Régenérant e Lait Fondant Régénérant que, para além do tomilho-limão integram a centelha asiática, bocoa e vu sua, conhecidos pelas suas propriedades firmantes e redensificantes.

 

Duas texturas para todos os tipos de pele. A opção é subjectiva. Pessoalmente prefiro o creme.

 

 A lembrar

 

Quais as estruturas que asseguram a firmeza cutânea?

Como evoluem com a idade?

Para o compreender, teremos de entrar na "intimidade da pele".

Frequentemente denominada de "colchão de suporte da pele", a derme é essencialmente constituida por fibras de colagénio e por fibras elásticas que estão envolvidas numa espécie de gel, a substância fundamental.

Sintetizados por células especializadas. os fibroblastos, estas fibras proteícas conferem à pele a sua "mola" e a sua tonicidade. Os fibroblastos "recheio" do colchão, contribui com o seu aspecto firme, denso e saudável.