Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

A confiança e segurança nos Suplementos Alimentares

 

 

No último post abordei a toma de suplementos alimentares na celulite, que despoletam normalmente questões que se prendem com a eficácia, mas acima de tudo com a segurança de utilização, deixando normalmente muitas utilizadoras com receio de experimentar.

 

Quanto à eficácia, nomeadamente na celulite e área adelgaçante (existem suplementos alimentares direccionados para variadíssimas áreas), deixei alguns conselhos no mesmo post sobre “os suplementos alimentares na luta contra a celulite”.

Hoje dedico-me à confiança e segurança.

 

É sempre uma das maiores questões. São seguros? Posso tomar?

Escolha os disponíveis em farmácia, e aproveite para se aconselhar com o seu farmacêutico. Hoje os suplementos alimentares são bastante controlados, tanto nos ingredientes que contêm como na sua formulação, pois na colocação no mercado são desde logo submetidos à Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, e são obrigados a cumprir a legislação que os regulamenta, desde 2003. Incrível, antes desta data não havia regulamentação específica para este grupo especial…

 

Algumas dicas sobre os suplementos alimentares para sua segurança…

 

A margem de segurança que oferecem é muito alargada, não sendo por isso considerados medicamentos (não têm propriedades de tratamento ou curativas de doenças), e numa pessoa saudável não têm contra-indicações ou efeitos secundários. É claro que numa grávida (saudável…, sempre), ou num organismo com algum tipo de doença, deverá ser feita sempre a consulta médica para averiguar alguma indicação contrária na toma do suplemento alimentar, seja ela qual for a sua área de indicação.

 

Riscos de hiperdosagem?

Não se preocupe, os suplementos alimentares são normalmente formulados de forma que apenas a toma de dosagens diárias cerca de 10 a 20 vezes superiores possa oferecer algum risco (e apenas em alguns casos)…logo a toma diária recomendada, mesmo que obtenha os mesmos nutrimentos de fontes alimentares, ou que esteja a tomar outro suplemento alimentar com nutrimentos em comum, não a colocam em risco de exceder o que é considerado seguro.

 

E quanto às interacções com outros suplementos ou medicamentos? Aí, o seu farmacêutico será a pessoa indicada para a aconselhar, pois é o profissional conhecedor da matéria e saberá avaliar a situação.

 

Deixo algumas regras básicas para que a toma de suplementos alimentares sejam uma vantagem e não um problema:

  • Ler o rótulo
  • Seguir toma recomendada
  • Não tomar vários suplementos ao mesmo tempo sem prévia consulta de um profissional de saúde
  • Consultar previamente o médico, caso problema de saúde específico, com cópia rotulagem

E aproveite para fazer um programa integrado associando a toma de suplementos alimentares à utilização dos cosméticos nas várias áreas, pois a beleza não se consegue só de fora, ou seja, com os cosméticos, mas também do interior. Ou nunca ouviu a célebre frase de Hipócrates que “Somos o que comemos?”

 

Até breve!