Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Fragrâncias

Perfumes, Práticas e Discursos

Os suplementos alimentares na luta contra a celulite

 

 

Depois do post sobre os cosméticos anticelulíticos, seguido de dicas na alimentação e estilo de vida, quero hoje completar o meu conselho no programa anticelulítico com a escolha dos suplementos alimentares. Esta é hoje uma aventura, dada a vasta panóplia que encontramos ao nosso dispor.

 

Quais os suplementos alimentares que favorecem a luta contra a celulite?

 

Escolha suplementos alimentares que apresentem: 

 

Acção queimadora de calorias,

pois esta favorece normalmente uma degradação aumentada dos excessos de gorduras que acumulamos a nível dos adipócitos, que são as nossas maiores reservas, tanto mais quanto mais gorduras “em excesso” temos, mas os adipócitos são também indispensáveis ao nosso metabolismo energético. Com este tipo de acção encontramos:

CLA: ácido linoleico conjugado, um ingrediente muito utilizado que é normalmente descrito como transformando as gorduras em massa magra…bom, de uma forma muito simples podemos defini-lo desta forma sendo que, neste processo interferem, por um lado, mecanismos complexos de degradação dos excessos de gordura, e por outro lado, de estímulo dos processos que favorecem a formação de massa esquelética (o chamado músculo), mas para obter bons resultados deverá ser tomado por pessoas que façam exercício, de outra forma os resultados com o CLA ficam muito aquém do pretendido, pois este ingrediente vê a sua eficácia potenciada com actividade física. Normalmente não perderá muito volume com este, mas ganha firmeza! Procure os que lhe proporcionam mais de 1,2g de CLA por dia. Entre outros ingredientes queimadores de gorduras de referência podemos encontrar o chá verde, rico em polifenóis que aumentam a termogénese, favorecendo o gasto energético, mesmo em repouso. A Laranja amarga é outro ingrediente, rico em sinefrina, que favorece o desarmazenamento das gorduras acumuladas e sua combustão, ou seja estimula o consumo de calorias, mesmo sem grande exercício físico. A canela é ainda outro ingrediente de referência interessante, considerado termogénico, que favorece o efeito queimador de calorias, mas tem também um efeito digestivo, para quem tem este tipo de necessidade.

É necessário ter em atenção que os termogénicos devem ser associados a uma dieta equilibrada e actividade física, pois os seus efeitos são muito potenciados.

 

Quando é muito difícil “fechar a boca”…

Acção captadora de gorduras e de açúcares: Para as pessoas que não conseguem deixar de “petiscar”ou cair em alguns excessos, existem outro tipo de ingredientes que capturam as gorduras ingeridas, como por exemplo derivados de quitosano, que funcionam praticamente como um “íman” não deixando que uma parte considerável das gorduras seja absorvida no organismo, ou o feijão faseolus, que graças à faseolamina evita que os hidratos de carbono em excesso sejam degradados logo na 1ª parte da digestão, sendo eliminados não metabolizados. Um outro ingrediente muito utilizado, com um efeito similar são os Fruto-oligossacarídeos, que constituem um grupos especial de fibras, que favorece um aumento do volume gástrico, de forma

que a sensação de saciedade seja estimulada, bem como reequilibram a flora intestinal e têm um efeito prébiótico.

 

Acção antipetiscar:os suplementos alimentares com Crómio e Zinco são também muito interessantes, pois para além de participarem na insulinoresistência (típica de uma acumulação especial na zona do ventre e cintura), têm um efeito catalítico no metabolismo energético, e nos vários testes clínicos que foram realizados com estes reduzem a sensação súbita de petiscar, o que é uma óptima notícia.

 

Acção drenante: Muitos são os ingredientes drenantes, que associam extractos de plantas, como vinha vermelha, chá verde, cássis, freixo, funcho, rainha dos prados, dente-de-leão, alcachofra, e outros tantos. Seleccione a associação de alguns destes caso sinta normalmente inchaço, que acontece em 8 em cada 10 pessoas. Espantada?

 

E agora, o que seleccionar? De entre os sugeridos, alguns suplementos alimentares associam a eficácia dos vários ingredientes que descrevi, outros seleccionam apenas um ou outro dos ingredientes referidos…pense no seu caso, veja qual a sua necessidade real de acordo com os mecanismos que descrevi, e passe já ao ataque! A tomar durante pelo menos 1-2 meses.

 

Até breve!